Olá, amigos do meu blog! Faz tempo que estou devendo um post sobre a obra de J. K. Rowling, pois li os sete livros da coleção Harry Potter no ano passado e ainda não tinha comentado nada a respeito. Apertem os cintos e vamos viajar!
(Cuidado, pois há spoilers!)
Fazendo uma breve introdução da história, começo falando que Harry é um garoto que vive com os tios e é hostilizado por eles, sendo obrigado a dormir debaixo do armário sob a escada, situação contrária a de seu primo Duda, que é mimado pelos pais. Eis que um dia Harry é estranhamente procurado por corujas-correio, que querem entregar uma carta a ele, porém, seu tio não deixa que o garoto abra as cartas e faz o impossível para fugir do correio mágico que procura Harry por todos os cantos. No entanto, isso não é suficiente para esconder o garoto de Hagrid, um guarda-caça, que o encontra e explica a Harry que ele é um bruxo e é muito famoso por ter derrotado um poderoso bruxo das trevas: Lord Voldemort (ou Você-Sabe-Quem). O problema é que Harry não tinha nenhum conhecimento disso, pois era apenas um bebê quando Voldemort matou seus pais. O poderoso bruxo tentou liquidar o menino, porém, a força do amor da mãe de Harry o salvou e o fez se tornar o único sobrevivente. A maldição da morte saiu pela culatra e Voldemort foi seriamente atingido. Ele se tornou um ser fraco e caiu no esquecimento. Só por esse fato, Harry se tornou famoso no mundo dos bruxos.
Tendo Hagrid como seu guia, Harry faz um tour pelo Beco Diagonal - uma espécie de rua de compras dos bruxos - e se enche de apetrechos que irão compor seu material de bruxo. Tais objetos são: varinha, caldeirão, roupas, livros e um animal (coruja, sapo ou gato). Tudo isso para estudar em Hogwarts, a escola de magia e bruxaria.
Na estação de trem, Harry conhece a doce e acolhedora família Weasley e vê em Rony o seu melhor amigo. Durante a viagem que levará para Hogwarts, Hermione se junta ao grupo. Está formado o trio de protagonistas.
Cada livro da série conta um ano da vida escolar de Harry.
Em seu primeiro ano, Harry conhece novos amigos, dentre eles o simpático e amigo diretor de Hogwarts, o professor Dumbledore; o esquisitão professor de poções, Snape; e a sábia Minerva McGonagall. De cara, o garoto já tem seu primeiro encontro com Voldemort, o bruxo caído que tenta voltar à vida de todas as formas. Para isso, o vilão tenta roubar a
Pedra Filosofal numa tentativa de retornar de uma vez por todas, mas Harry, Rony e Hermione conseguem impedir seus planos.
No segundo ano, Lúcio Malfoy, pai do mimado e preconceituoso Draco Malfoy, coloca propositalmente o diário de Tom Riddle junto aos materiais de Gina Weasley, irmã mais nova de Rony. Tal fato desencadeia a abertura da
Câmara Secreta e o perigo do Basilisco, monstro que petrifica e mata quem olha diretamente em seus olhos. Com a ajuda de Hermione e Rony, Harry encontra a câmara e derrota o monstro (além de salvar uma hipnotizada Gina).
O terceiro ano escolar de Harry é marcado pela notícia de que o
Prisoneiro de Azkaban Sírius Black fugiu e está atrás da vida do jovem bruxo. Tudo é mero engano, pois Sírius é padrinho de Harry e deseja encontrar o garoto e protegê-lo. Durante a jornada, Rony fica machucado e é Hermione que vai auxiliar Harry, voltando no tempo e ajudando a resgatar Sírius e Bicuço, o hipogrifo de Hagrid.
A adolescência chega ao auge no quarto ano da vida escolar de Harry. Uma simples competição de quadribol (esporte dos bruxos) acaba em tragédia com a chegada dos Comensais da Morte. Para piorar, no campeonato tribruxo, Harry é escolhido como o quarto competidor pelo
Cálice de Fogo e deve enfrentar três desafios. Tudo isso é uma cilada para que o garoto encontre a chave do portal e reencontre novamente com Voldemort. Usando de artifícios de bruxaria, o lorde do mal ressurge com força total, mata Cedrico (o outro campeão tribruxo) e desafia Harry. Harry é salvo da morte certa. Seus próximos anos jamais serão os mesmos.
A
Ordem da Fênix protege Harry secretamente em seu quinto ano escolar. Depois de quase ser expulso de Hogwarts por usar magia na frente de trouxas, Harry tem que aguentar as imposições de Dolores Umbridge, uma mulher ditadora que impõe regras conservadoras e impede os alunos de terem aulas práticas de magia. Para isso, Harry e seus amigos criam a Armada de Dumbledore, cujo objetivo é treinar os alunos secretamente. Paralelamente a isso, ninguém acredita em Harry quando este disse que Voldemort voltou. O clímax da história acontece quando os alunos vão para o ministério da magia encontrar uma profecia, que diz sobre Harry e Voldemort: nenhum pode continuar vivendo se o outro não morrer. Para piorar a situação, Belatriz, serva fiel de Voldemort, mata Sírius Black.
N sombrio sexto ano de Harry, o garoto começa a se dar bem na matéria de poções graças ao livro do Príncipe Mestiço. A história do
Enigma do Príncipe gira em torno de Harry ser orientado por Dumbledore sobre toda a história de Tom Riddle (Lord Voldemort) e sua ambição de se tornar imortal. Quando consegue extrair as lembranças do professor Horácio, Harry descobre que o instrutor informou a Tom sobre a lenda das horcruxes. Para se tornar imortal, o bruxo deveria matar sete pessoas e assim dividir sua alma em sete objetos. A jornada de Harry seria encontrar as horcruxes e destruí-las para assim enfraquecer a alma de Voldemort. Em contrapartida, Draco Malfoy é instruído por Voldemort durante o ano escolar a matar Dumbledore. Quando o garoto encurrala o diretor e não consegue matá-lo, Snape surge e acaba com a vida de Dumbledore para a surpresa de todos.
A conclusão da história acontece em
Relíquias da Morte. A proteção do amor da mãe de Harry acabará quando ele completar 17 anos e por isso ele é escoltado pela Ordem da Fênix. Olho-Tonto Moody é o primeiro a morrer na jornada. Harry, Hermione e Rony decidem seguir a jornada sozinhos e não contarem para ninguém sobre as horcruxes, como Dumbledore os orientara. A primeira horcruxe já havia sido destruída, pois era o Diário de Tom Riddle. Dumbledore já tinha destruído o anel do avô de Tom. Faltava Harry e seus amigos destruírem o Medalhão de Slytherin, a Taça de Hufflepuff, o Diadema de Ravenclaw, a cobra Nagini e, pasmém, a própria cicatriz de Harry. Após perderem muitos amigos, Harry, Hermione e Rony se reúnem com Neville, Gina e Luna para o combate final em Hogwarts. Voldemort chega a matar Harry com seu Avada Kedrava, porém, o que ele realmente mata é a última horcruxe. Na hora derradeira de matar o garoto, o tiro sai pela culatra e Voldemort tomba morto. Tudo porque o vilão não tinha poder sobre a varinha das varinhas, que é uma relíquia da morte (as outras duas são a capa da invisibilidade de Harry e a pedra da ressurreição). O livro termina mostrando a vida de Harry casado com Gina e Rony casado com Hermione. A cicatriz de Harry nunca mais tinha doído. Tudo estava bem.