quinta-feira, 7 de abril de 2011

A escola deveria ser um lugar de encanto


Venho aqui neste meu espaço demonstrar a minha profunda tristeza pelo ocorrido hoje no Rio de Janeiro. Um homem armado entrou em uma escola pública, atirou contra os alunos e depois suicidou-se. O primeiro fato que quero comentar é a audácia e a loucura de um homem que já se levanta de sua cama, se arma e pensa em tirar a vida de alguém. Claro, não descarto que essa pessoa deve ter passado por muitos traumas na infância e manteve problemas psicológicos não tratados. Infelizmente nem todos os pais e professores estão capacitados a trabalhar com a mente de alguém que sofreu bullying ou outros tipos de abusos. No entanto, devo ser bem frio e dizer que não estamos pensando no que este assassino sofreu, mas sim com as mortes que ele ocasionou. Nos comove pensar na dor de uma mãe e um pai que perdeu o filho assim. Poderia ter acontecido com qualquer um de nós!

Eu entendo que cada ser humano tem um tipo de, digamos, receptividade das emoções e sensações do meio em que vive. Por exemplo, a maneira como eu me comporto ao ver sangue pode ser diferente da maneira como uma outra pessoa se comporta. Tudo tem a ver com questões culturais, situações ruins ou não e até mesmo quando nos espelhamos no comportamento de outras pessoas naquela determinada situação. Eu tenho consciência dos traumas que sofri na escola e no que isso ocasionou em minha vida, mas não me deu motivos para voltar até lá e cometer uma barbaridade. Mas isso sou eu, minha educação, minha cultura e minha espiritualidade. Talvez esse infeliz assassino teve uma vida bastante conturbada e não teve ajuda para poder se tratar.

Outro ponto que quero tocar é o que mais me revolta: se os prédios do Congresso Nacional, dos ministérios e de vários outros órgãos públicos têm policiamento e são prédios bonitos e bem feitos, por que as escolas públicas também não são assim? Ora, não é pedir demais! É na escola que se forma um cidadão! É nela que deveríamos nos sentir incentivados e orgulhosos de estarmos lá todos os dias. É lá que a sociedade forma seus cidadãos para que ela mesma se beneficie da capacidade intelectual deles. A escola pública deveria ser um prédio maravilhoso de se estar, com profissionais muito bem pagos e preparados psicologicamente (afinal, todo o processo começa ali) e equipamentos de última geração.

Educação é a base de tudo. É com ela que aprendemos como se comportar em sociedade, como nos tornarmos seres pensantes, como definir o que queremos para a nossa vida, como aprender a lidar com nossas emoções... enfim. Enquanto esse setor não for priorizado por nossos governantes, teremos um povo à mercê de situações precárias de vida e muitas outras subcondições. Porém, talvez nem seja de interesse desses governantes, pois pessoas que tenham consciência de tudo o que acontece e sabem questionar não é algo bom para eles. É mais fácil um governante mandar, abusar e tirar proveito de quem não sabe questionar e não é conhecedor de seus direitos. E, ainda de quebra, garantir uma vaguinha para ele nos poderes executivo ou legislativo por mais alguns anos.

Nenhum comentário: