sábado, 20 de agosto de 2011

Pessoas que não conseguem lidar com sentimentos



Há muito tempo que estou observando um tipo específico de comportamento das pessoas: aquelas que não conseguem lidar com sentimentos. Não cabe a mim dizer o que é certou ou errado, até porque posso estar incluso em muitas das atitudes que quero expressar (mas que nem por isso irei contar em qual parte estou incluído) e até porque posso fazer vários julgamentos durante a minha longa reflexão.

Muitas vezes, pessoas que debocham facilmente de seus semelhantes têm algum problema para lidar com seus sentimentos. Existe a questão afetiva, na qual essas pessoas não conseguem sequer retribuir um carinho ou um elogio, e acabam recorrendo a subterfúgios como debochar de alguém ou inferiorizá-la, pois não consegue corresponder à altura da grandiosidade sentimental que oferecem a ela. Aparentemente, essas pessoas simulam um comportamento de serem fortes, mas no fundo são desequilibradas. Não conseguem lidar com sentimentos positivos. A explicação que encontro é que talvez elas tenham sido cobradas pela vida para terem certa postura ou até mesmo a ausência de exemplos de carinho e afeto na família. Eu classifico (e não julgo) essas pessoas como nocivas, pois elas estendem isso para seus semelhantes, quase nunca sabem elogiar e nada para elas está bom. Se acham mais sábias e espertas que os demais. Falta-lhes humildade. Elas costumam a ser mais egoístas que os demais, pois faltou-lhes atenção e carinho e, por ter faltado isso, elas estendem para outros aspectos da vida e não compartilham com os demais; são as pessoas que não gostam de compartilhar informações por terem receio de criar grandes rivais ao seu redor.

Por fim, aproveitando o gancho do assunto, quero também focar nas pessoas que têm medo de serem felizes. Não sei com relação a outros lugares do mundo, mas todos concordamos que o Brasil é um país bem machista. E esse machismo atinge homens e mulheres. Homens têm medo de expressar sua felicidade com receio de "cair na feminilidade da coisa", se é que entendem do que estou falando. Alguns são contidos demais e deixam de viver, de expressar sua alegria, suas dores e seus medos. Não acredito que tenham uma boa qualidade de vida, pois ter qualidade é jogar pra fora tudo o que está acumulado dentro de si (claro que com moderação). É dançar, cantar, sorrir, ser feliz, gritar quando tem dor, chorar quando sentir raiva ou tristeza. Vejo que muitas mulheres também são machistas, pois aceitam de cabeça baixa muitas imposições dos homens e não têm sequer coragem e atitude para serem elas mesmas, para expressarem verdadeiramente o que é ser mulher.

Enfim, expressei aqui um pouco da minha visão utópica, pois gosto de falar sobre sentimentos mesmo que as pessoas não concordem e achem ridículo e maluco.




QUASE SEM QUERER
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Renato Rocha

Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso,
Só que agora é diferente:
Sou tão tranqüilo e tão contente.

Quantas chances desperdicei,
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém.

Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia.
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentira,
Mas não sou mais
Tão criança a ponto de saber tudo.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você.

Tão correto e tão bonito;
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos!
Sei que, às vezes, uso
Palavras repetidas,
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você.

Nenhum comentário: