sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Barroco

BARROCO = Pérola de formato irregular. Qualquer coisa obscura. Reflete, pois, o conflito desse período.

CARACTERÍSTICAS = fé em Deus com um pé atrás, antropocentrismo versus teocentrismo, conflito entre carne e alma, cores mais pesadas, quadros descentralizados, desequilíbrio, claro e escuro, volta a noção de pecado, predomínio de figuras de linguagem, fé e razão, etc.

CULTISMO = Valoriza o "como dizer" (jogo de palavras).

CONCEPTISMO = Valoriza o "o que dizer" (jogo de idéias).


AO BRAÇO DO MESMO MENINO JESUS QUANDO APPARECEO.

O todo sem a parte não é todo.
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga, que é parte, sendo todo.

Em todo o Sacramento está Deus todo,
E todo assiste inteiro em qualquer parte,
E feito em partes todo em toda a parte,
Em qualquer parte sempre fica o todo.

O braço de Jesus não seja parte,
Pois que feito Jesus em partes todo,
O todo fica estando em sua parte.

Não se sabendo parte deste todo,
Um braço, que lhe acharam, sendo parte,
Nos disse as partes todas deste todo.


Gregório de Matos

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Noites em claro / Sozinho



Olá para todos! Depois de algumas postagens que remetiam a desabafos e denúncias, venho mais romântico colocar uma música do nosso querido Caetano Veloso. A música reflete alguns momentos que vivi e que ainda vivo. Um grande abraço!



SOZINHO
Caetano Veloso
Composição: Peninha

Às vezes, no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado, juntando
O antes, o agora e o depois
Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho!

Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela, de repente, me ganha?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora
Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Princípios são pra quem tem vergonha na cara!!!


Pois é, mãe, pai, família, enfim, educadores... Nasci nessa família cheia de princípios e regras e todos vocês tentaram me dar a melhor educação, o melhor conforto e muito amor. Eu ficava me sentindo um rei, um príncipe, pois achava que o mundo girava ao meu redor devido a tantos mimos. Nossa, como era bom! Além desse ninho, também fui educado a me portar perante as pessoas e dizer palavras simples como “obrigado” e “por favor”. Falaram-me também que eu deveria respeitar os mais velhos e seguir princípios cristãos, que diziam que eu deveria ajudar ao próximo sem esperar nada em troca.

Mais aí veio o choque! Veio o contraste! Quando comecei a bater asas e entender o mundo, vi que muitas coisas eram bem diferentes! Mãe, pai, vocês me falaram para eu dizer “obrigado” e “por favor”, mas os meus coleguinhas de escola me acham careta por ser assim e esbarram em mim sem pedir licença ou desculpas. Virei o careta! Eles debocham de mim e me acham ridículo!

Eu tentei ajudar ao próximo, mas o que aconteceu foi que me passaram a perna e me caçoaram! Quis arriscar também falar de um modo educado, utilizando palavras bonitas, mas fui tachado de certinho e de nerd! Espera aí... alguma coisa está errada!

Eu tinha aprendido tantas coisas na minha educação familiar, mas quando bati asas para conhecer o mundo, vi que tudo era diferente! Cadê os princípios que vocês me ensinaram? Onde eu os aplico? É muita contradição na cabeça!

Lembro-me bem até hoje quando vocês me disseram para ser uma pessoa honesta e nunca trair os outros, pois só assim eu serei alguém bem sucedido e um homem de bem. Mas é outro engano, mamãe...

Acompanhando a mídia outro dia na internet e na TV, vi que o ex da Susana Vieira a traiu com uma outra mulher – que disse que iria denunciá-lo, pois ele a tinha agredido, mas no dia seguinte foram vistos juntos novamente – e agora aparece com uma carinha de inocente na TV. Ah, pessoas como ele fazem a população calar a boca, pois ninguém reclama, ri do fato e no fundo acham até certo... Ele virou um herói e um exemplo a ser seguido no mundo moderno.

A mulher apanhou e ainda quer ficar com o agressor. Agora eu entendi o “tapinha não dói”. O cara é um traidor e vira exemplo nacional. E assim são treinados os futuros cafajestes e agressores, além também de incentivar aos covardes sair estupidamente de um relacionamento que antes eles mesmos plantaram uma semente de amor.

Que choque de valores, hein?
Mamãe, você mentiu ao me ensinar seus princípios?



*FOTO EXTRAÍDA DA INTERNET NO SITE:
http://www.abril.com.br/noticias/diversao/amamos-vamos-ficar-juntos-diz-ex-susana-vieira-pivo-separacao-403625.shtml

** A INTENÇÃO ERA FAZER AS PESSOAS SENTIREM VERGONHA NA CARA, MAS É PERDA DE TEMPO PARA QUEM NÃO CONHECE O QUE É VERGONHA.

***Sim, sou um ser humano cheio de defeitos também. Sonho ainda com destaques de bons exemplos da TV e não horas de um programa para mostrar o mau exemplo.

sábado, 15 de novembro de 2008

Você tem caráter?


VOCÊ TEM CARÁTER?

Essa é uma pergunta que de vez em quando faço pra mim mesmo. Daí puxo alguns arquivos lá dentro da minha mente, e acabam surgindo noções, idéias. Caráter então surge para mim como personalidade firme, equilíbrio, responsabilidade, firmeza de vontade, honradez e inúmeras outras definições. Qual seria a aplicabilidade disso no dia a dia? Na minha humilde opinião, é quando você assume erros, tem peito para encarar desafios, está tranqüilo consigo mesmo, por mais difícil que seja a situação. Mas será que é possível ter ao menos um domínio do caráter quando não se conhece a si mesmo? Pouco provável. Conhecer mais sobre si, assumir defeitos, medos e erros já é um bom passo. Tentar conhecer seus mais profundos sentimentos é também uma ótima terapia, já que muitas vezes fingimos não gostar o que lá no fundo amamos...
Hoje em dia, parece que as pessoas pouco ligam para o caráter, ou ligam apenas quando lhes convêm. A verdade é que não aprendemos a lidar com isso diariamente em casa ou na escola. Crescemos, então, no desequilíbrio e na intenção de pisar nas outras pessoas e deixar bem de lado o valor que representa cada vida humana. Conclusão: o mundo se torna o que é hoje. E como a gente sobrevive? Ora, não tendo caráter também nessa selva de humanos engolindo uns aos outros. Ou você vai querer (e conseguir sobreviver) ficar fora do meio?

Deixo esse espaço aberto para acréscimos, críticas e etc. Vamos navegar nas ondas do pensamento... Façam comentários!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Segredo


E aí, pessoas! Tudo bem? Depois do imenso calor que fez aqui em Brasília (picos de 37º, o recorde da história da cidade!), veio a chuva, e ela veio pesada! Meus pobres materiais que o digam! A verdade é que muitas vezes a gente fica chateado quando alguma coisa não-boa acontece (e nos pega de surpresa). Daí, ficamos remoendo aquilo dali o dia inteiro... a semana inteira... mas aí já pararam para pensar a carga negativa que isso acumula? Em vez de termos nos concentrado em coisas boas, lá estávamos nós dando atenção para o que não vale a pena... Eu aprendi a notar (e lidar) com isso melhor vendo o documentário "O segredo". Vale muito a pena assistir e eu recomendo! Desde então, é sempre interessante colocar em prática a lei da atração e deixar as coisas ruins escorrerem facilmente pelo ralo!

Recomendo ler isso todos os dias:

DEUS - AMOR - FÉ - AMIZADE - COMPANHEIRISMO - UNIÃO - ESPERANÇA - PACIÊNCIA -TOLERÂNCIA - VIRTUDE - LIBERDADE - VITÓRIA - HARMONIA - LUZ - PAZ - IGUALDADE - BONDADE - PROGRESSO - FELICIDADE - SAÚDE - FIDELIDADE - SONHOS -CONQUISTAS - BEM-ESTAR - AVANÇAR - CONSEGUIR - FAZER - ATITUDE

A lei da atração. Atraia tudo o que for de bom pra você!

Tentaram nos esconder o segredo, mas agora ele foi revelado. Seus pensamentos se transformam em coisas, assim como as imagens guardadas na sua gaveta mental. Por isso, mentalize coisas boas, envie para o universo coisas positivas e ele te responderá da mesma maneira. Não fique pensando que "não conseguirá" ou que "não dará certo", pois o universo poderá responder: "seu desejo é uma ordem"...
Até a próxima!

sábado, 8 de novembro de 2008

Noites traiçoeiras




Venho aqui neste post repetir o que coloquei no ano passado em meu fotolog e agradecer por tudo em minha vida: momentos, pessoas, oportunidades, alegrias, amadurecimento... Isso ocorre todos os anos e às vezes, de tão ingrato que sou, deixo passar despercebido. Se cheguei até onde estou, é porque me apoiei em Ti, fui carregado no colo quando apenas tinha um par de pegadas na areia e fui consolado quando estive muito triste. Mas jamais deixei de acreditar e ter fé!

Que Deus abençõe minha família, meus amigos, meu amor e todas aquelas pessoas que, por algum motivo bobo, não gostam de mim!

E não venho aqui pregar religião, mas sim o Amor que esse homem maravilhoso aí de cima transmitiu pra todos nós! Tenho fé em Deus e em Jesus Cristo!

Beijos a todos!


NOITES TRAIÇOEIRAS

Deus está aqui neste momento
Sua presença é real em meu viver
entregue sua vida e seus problemas
Fale com Deus, ele vai ajudar você
Deus te atrouxe aqui
Para aliviar os seus sofrimentos
É ele o autor da fé
Do princípio ao fim
De todos os seus tormentos

E ainda se vier noite traiçoeira
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até
Fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo

Seja qual for o seu problema
Fale com Deus, ele vai ajudar você
após a dor vem a alegria
Deus é amor e não te deixará sofrer
Deus te trouxe aqui
Para aliviar os seus sofrimentos
É ele o autor da fé
Do princípio ao fim
De todos os seus tormentos

E ainda se vier noite traiçoeira
Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
O mundo pode até
Fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo


*OBS: vídeo tirado do Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=-VX58d5t_tU
**Créditos: vídeo criado por DJ Carlos J-Silva Produções

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O canto das três raças

Olá! E já chegamos ao mês de novembro. Não é preciso nem dizer que desde o dia 13 de outubro (um dia após o dia das crianças) as lojas já estavam enfeitadas para o natal. É tudo muito rápido! As pessoas já visam o lucro e já colocam um monte de besteirinhas à venda. É verdade que eu acho um exagero, mas é a lei do comércio.
E mudando o foco do assunto, hoje tenho a honra de colocar no meu blog a música que me fez admirar Clara Nunes: o canto das três raças! A primeira vez que ouvi foi na facu e me arrepiei com o tom de sua voz. Puxa, Clara, cantores bons e músicas boas estão cada vez menos tendo espaço na mídia... as pessoas que não têm tanto acesso a meios alternativos de cultura cada vez mais absorvem uma cultura pobre. Características essas da nossa sociedade brasileira atual. Uma pena.

CANTO DAS TRÊS RAÇAS
Clara Nunes
Composição: Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil

Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou

Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou

Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou

E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor

ô, ô, ô, ô, ô, ô...

E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador

Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor