sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson


Olá, amigos. Ontem morreu um ícone do pop, que talvez nunca será superado: Michael Jackson. Seu mega sucesso "Thriller" fez com que fosse dono do álbum mais vendido da história. E o que venho falar aqui hoje é tentar analisar um pouco o que foi este cantor, embora eu nem saiba se tenho autoridade o suficiente, pois nunca fui um grande fã dele; apenas gostava de suas músicas.


A vida de Michael Jackson foi sempre conturbada. Talvez ele não soubesse lidar com o peso do sucesso (algo que muitos artistas não sabem mesmo e acabam perdendo um pouco do brilho - vide Xuxa - ou acabam se suicidando - vide Kurt Cobain) e deixou que virasse uma bola de neve em sua vida. O mal de se ter muito dinheiro é que achamos que viramos semideuses, que podemos tudo. Mas continuamos sendo meros seres humanos, que contraem doenças, sentem emoções e erram muito. Fatos estes que vemos em seus escândalos sobre pedofilia e sua mudança de cor.


Não quero justificar ou defender Jackson, (e sinceramente tenho lá minhas dúvidas se ele era realmente um pedófilo), mas eu vejo alguém sentimental que teve a vida sufocada por fatos cotidianos. Ser negro nos Estados Unidos na época em que ele foi criança e adolescente era uma coisa meio complicada, pois não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos. Isso até se torna um pouco incompreensível para nós, brasileiros, porque aqui o preconceito é mais mascarado e vemos os negros "terem os mesmos direitos que os brancos". Mas lá nos EUA a coisa pode ter sido bem diferente e isso possa ter explicado o porquê de sua obsessão em "se tornar branco". Não concordo com isso, pois ele deveria ter abraçado mais a causa negra, mas também não condeno (aliás, quem sou eu pra condenar alguma coisa?).


Enxergo nos artistas uma sensibilidade fora do comum, algo que os torna diferentes (não melhores) do que as outras pessoas, pois eles tendem a colocar pra fora aquilo que os sufoca. Eu também sou artista, gosto de desenhar e escrever e sinto uma sensibilidade à flor da pele. Michael Jackson, com seu enorme talento, também era muito sensível (pelo que a mídia me mostrava a respeito dele), mas não soube se controlar e tentou arriscar uma fuga da realidade e viver em um mundo de sonhos. E é aí que o próprio artista se mata: pela fuga da realidade, por sua sensibilidade em não dar conta de viver num mundo como este. Vai fazer falta, com certeza, por sua música. Pelo menos agora ele está longe desse mundo cruel que o impediu de ser criança pra sempre.



*Vídeoclipe de "Thriller" (o youtube não permitiu incorporar no blog):

Um comentário:

kumako disse...

Nunca achei que Mike (intimo não?) era pedófilo... É dificil acreditar nos outros quando você vê que o maior interesse da pessoa é 'processa-lo por abuso e ganhar milhões' do que 'coitado da minha criança'. Além disso, que mãe deixa filhos crianças dormirem com adultos, nem que fosse o papa, isso jamais seria normal.

Ainda que nunca fui 'fã' do Mike sempre gostei dos clipes e filmes 'pop', entretanto você esqueceu de comentar que o pai dele não deixava ele brincar na infancia, que ele tinha que cantar, cantar e cantar. Talvez seja por isso que Mike um dia criou seu proprio mundo... a terra do nunca, para jamais perder a infancia que ele nunca teve...