sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lígia - Psicologia em luto!


Olá, amigos leitores do meu blog. A semana foi um tanto difícil pra mim. Perdi um ente querido, uma irmã, a primeira dos sete filhos, aquela que me incentivou muito, que acreditou em mim. Lígia é o seu nome. Ainda lembro de quando eu era pequeno, passava alguns dias em sua casa, assistia filmes da Turma da Mônica, era presenteado com alguma novidade, com algum brinquedo bom e legal. Ela realmente tinha apostado muita coisa em mim. Aprendi a ler e a escrever precocemente porque ela sempre lia historinhas em quadrinhos pra mim. A empolgação da leitura me deixava curioso pra poder caminhar com minhas próprias pernas e ter mais vontade de aprender sozinho.

Ah, como você foi muito importante pra mim... Sempre me elogiava, acreditava em mim, ficava feliz com as minhas notas altas na escola. Eu sempre ganhava presentes no aniversário, dia das crianças, natal... Na época da coleção dos bonequinhos dos Cavaleiros do Zodíaco, você me deu dois. Sabia o quanto era especial pra mim ter toda aquela coleção. Você contribuiu para isso. Por isso, sempre gostei dos seus filhos, seus dois filhos. Sempre brinquei com eles, dei atenção, ensinei coisas. Era minha missão e minha obrigação cuidar bem deles.

Chegou, então, a vida adulta. Você me ajudou a fazer um cursinho pré-vestibular e depois ajudou a cursar uma faculdade. Como eu fiz questão de ter notas acima de 8 só pra corresponder à fé que você depositou em mim. Tirei um 10 na monografia e o seu nome está lá especialmente para agradecer pelo apoio. E você ainda fez questão de ir ver minha colação de grau. Um momento único que nunca mais se repetirá, pois a família toda estava lá... Hoje, dois pedaços dessa família não estão mais presentes...

Também fiquei muito feliz quando você terminou a faculdade de psicologia. Fiquei apenas meio chateado pensando que você convidaria certas pessoas para irem à sua colação de grau e ao seu baile, mas me animei quando você disse que aquela bruxa não iria... Foi ótimo. Me diverti muito. Eu esperava vê-la feliz, muito feliz. Longe dessa outra família de carrascos, estúpidos, falsos, mentirosos e arrogantes. Não mereciam a sua ilustre presença. Você tinha brilho próprio e despertava a inveja alheia, pois jamais serão o que você foi. Mas você se foi...

O Céu está em festa, mas nós aqui ficamos muito tristes. Minha mãe perdeu a princesa dela. Os dias têm sido muito difíceis... pensamentos, reflexões, querendo achar algo ou alguém para colocar a culpa... Não adianta, nada vai te trazer de volta. Até porque foi difícil e ainda está sendo difícil de acreditar em tudo o que aconteceu. Será que algum dia acordaremos deste pesadelo horrível? Mesmo depois de ter te visto dormindo eternamente linda e elegante, não acredito... Foi um infarto fulminante, uma morte silenciosa. Foi dormindo, aparentemente sem sofrer muito, até porque não havia sinais de dor e nem seus filhos perceberam algo de diferente nas horas e dias anteriores. Ah, que saudade...

A gente pensa que vai ter as pessoas para sempre ou pelo menos por algum tempo, aí vem a vida e dá mais essa lapada... Não sei que tipo de provação Deus está colocando em nossas vidas, até porque já temos uma outra situação a caminho. Era essa a que todos estavam esperando que acontecesse de uma hora pra outra e não você... Foi um choque, um tremendo choque. Logo você, era uma boa filha, uma boa irmã, uma boa mãe, uma boa companheira de trabalho, uma boa colega de faculdade... Todos te admiram muito.

Deus falou que iria te dar uma vitória e uma moradia muito feliz. Você se livraria daquele grude em sua alma que não conseguia se livrar. Interpretamos de um jeito achando que fosse em um outro lugar físico, mas os planos de Deus foram outros. Você está do lado dEle agora. Aquelas outras pessoas ainda terão que viver e pagar em vida pela sacanagem e inveja contra você. Irão sofrer muito. Sou um humano pecador e por isso digo que quero assistir de camarote a esse sofrimento... Traições do outro lado da família não vão apagar o que você foi, principalmente agora que a sua imagem ficará eterna. Você venceu!

As cortinas do show de sua vida agora se fecham, mulher admirável, psicóloga, boa filha, boa mãe, boa irmã, mulher de brilho próprio...

A seguir, os meus eternos aplausos.

Um comentário:

Fernando dos Reis disse...

A morte tem uma faceta interessante: é muito mais graças a ela do que a qualquer outra coisa que nós podemos perceber o quanto as pessoas que amamos são realmente amadas e importantes. O amor é evidenciado quando restam apenas as memórias de quem amamos; antes disso (da morte) mais sabemos do que sentimos, e depois mais sentimos do que sabemos.

Por mais ultrarromântico que possa parecer, digo que deve-se aproveitar a tristeza; primeiro porque ela é o que indica que temos muito a perder na vida (e que, portanto, devemos valorizar o que temos e as lembranças que ficaram), segundo porque é um sentimento que nos torna mais humanos e, ao mesmo tempo, mais divinos, pois o próprio Deus chorou, e o próprio Deus Filho, Jesus Cristo, aplicou suas lágrimas de tristeza por várias vezes.

Uma vez o Rei Salomão disse em Eclesiástes 7.2-4: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria”.

Eu sempre torcerei pela sua felicidade, e sempre também preferirei a felicidade para mim mesmo. Mas a tristeza pode nos ensinar coisas que a felicidade não pode. Além disso, a tristeza dos justos reside no amor, a tristeza dos ímpios reside no egoísmo. Agora descortina-se claramente quem realmente sorria com amor e quem realmente sorria pela simples e descartável educação. A morte, o luto, as tristezes... enfim... tudo isso mostra muita coisa.

Que Deus esteja com toda a sua família.

Abraço.