quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor!



Olá, amigos! Hoje é o meu dia! Também pode ser o seu dia! É o dia do professor! Espero que apreciem o texto que escrevi!


SER PROFESSOR

Eta profissão "porreta" (risos). Pra ser professor, primeiro você tem que saber passar conhecimento, saber se expressar bem para que seus ouvintes consigam absorver o máximo de informações e, de alguma maneira, aplicar aquilo em suas vidas. Eu até arriscaria dizer que é ter um grande dom quem sabe ensinar. Ser professor é também saber se doar, se colocar no lugar do outro, ajudá-lo a vencer barreiras, barreiras da ignorância e do preconceito, diga-se de passagem. É também encarar com humildade as diversas realidades dos alunos, pois há ricos e pobres, mas o ensino deve ser o mesmo, sem preconceito algum. Devemos ter peito para encarar as dificuldades que surgem para que a educação chegue com eficiência aos mais pobres.

Ser professor é também ter coragem de enfrentar conceitos já formados e trazidos de casa. É contornar a violência, a agressão e o desrespeito que não foram aprendidos na escola, mas nos caminhos tortos da vida. É fechar os olhos para situações constrangedoras e abri-los bem quando algum aluno acha que consegue te enganar. É saber enxergar o futuro e entender que cada um é capaz de aprender e que poderá se tornar um grande homem ou uma grande mulher daqui a alguns anos. Sim, nós temos o poder de matar pessoas em vida, de traumatizá-las e fazê-las incapaz. É preciso ter cuidado, carinho e atenção, pois estamos cuidando daqueles que poderão chegar ao poder algum dia.

Ser professor é também ficar chupando o dedo enquanto outros profissionais de outras áreas ganham bem mais e trabalham menos (eles por acaso levam trabalho pra casa?). É ter vontade de ensinar e sede de mudar alguma coisa, mesmo que seja só na quadra perto da escola.

Ser professor é ter a profissão mais importante e bonita que existe! Parabéns para todos nós!!!

(Por: Roberto Borges, autor deste blog)

Nenhum comentário: