terça-feira, 20 de abril de 2010

Brasília - 50 anos!!!








Olá para todos os amigos do meu blog! E é em ritmo de festa e um pouquinho longe da minha cidade (tá, eu morava em Taguatinga, cidade que junto com Brasília dá um charme ao DF) que a parabenizo por seus 50 anos! A construção de Brasília em 5 anos com a intenção de fazer o Brasil avançar 50 deu uma nova cara a este país. A transferência da capital para o centro-oeste ajudou a desenvolver mais o interior do Brasil e tentar diminuir suas desigualdades. Brasília é única no mundo inteiro, seja por sua arquitetura, seja por sua localização, seja por seu povo. Você pode até não gostar da arquitetura, dos espaços imensos de Brasília, mas jamais poderá dizer que viu algo parecido. A sua beleza é única.

E como todo espaço urbano, Brasília apresenta seus pontos negativos. Devo confessar que agora que estou morando em outro estado, vejo o quanto nós, brasilienses, somos um povo um pouco frio e não muito acolhedor. Ironia até dizer isso, pois Brasília não apresenta uma cultura definida justamente por ser muito nova e ser formada por gente de todo esse imenso Brasil. É um ponto bem negativo que considero, pois deveríamos ser mais humildes e menos "nariz empinado". Outro fator que tenho que comentar é que a cidade não foi feita para pedestres e muito menos para pessoas que moram em cidades-satélites mais distantes. Andar a pé na capital é uma tarefa árdua, seja pela falta de calçadas, seja pelo transporte público precário.

Por fim, gosto de Brasília por sua arquitetura, seu jeito único de ser e também porque nasci lá. Parabéns pelos seus 50 anos de existência! Que esta cidade seja um lugar acolhedor, digno e que traga esperanças para todos que desejam edificar suas vidas em seu território. Meu pai e minha irmã iriam adorar estar presentes nessa data!


Mais fotos sobre Brasília e sua construção no site da Universidade de Brasília (UnB):
http://www.unb.br/galeria/index_interna.php?id=33

Nenhum comentário: