quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como nascem certos paradigmas


Olá para todos os visitantes do fotolog (com agradecimentos especiais a Júlia, ao Neguxo e ao DuduVip)! Coloco hoje aqui no meu blog como nascem certos paradigmas.

Às vezes repetimos, sem saber, atitudes e gestos, e damos continuidade por longas gerações, sem ao menos procurar se questionar o porquê daquilo e se isso vale para a nossa vida. Reproduzir pensamentos e atitudes sem pensar pode ser um erro. Será que temos a capacidade de nos questionar o porquê de cada gesto?


OS MACACOS

Cinco macacos foram colocados em uma jaula. No meio desta foi colocado também uma escada e em cima dela, um cacho de bananas.Todas as vezes em que um deles começava a subir a escada, jatos de água fria eram lançados sobre os outros. Resultado ... com o tempo nenhum deles subia mais a escada, embora a tentação pelas bananas fosse muito grande, mas aquele que ameaçasse subir apanhava dos outros.Depois de algum tempo, um dos macacos foi substituído e o novato, assim que chegou se lançou escada acima. Resultado ... apanhou a beça dos demais, e nunca mais tentou subir.Passado algum tempo substituíram outro veterano por outro novato que assim que chegou tentou subir a escada e apanhou dos demais, inclusive do que havia chegado um pouco antes dele.Acabaram substituindo todos os cinco veteranos por cinco novatos e nenhum deles subia a escada; até que um perguntou : “Por que não podemos subir e pegar as bananas?" E lhe responderam : “Não sabemos, mas aqui sempre foi assim; se subir, apanha.”


FRIGIDEIRA

A menininha acompanhava a mãe que estava fazendo um peixe com uma receita que era tradicional na família porque ela sabia que, no futuro, iria ser a continuadora dessa tradição.A mãe, a uma certa altura, corta o peixe ao meio e a criança pergunta : “Mãe, por que você cortou o peixe ?” A mãe diz : “Não sei filha; a minha mãe sempre fez assim”.A criança não se satisfez com a resposta da mãe e foi falar com a avó : “Vó, por que você cortava o peixe no meio ?” A avó responde : “Não sei meu bem; a minha mãe sempre cortou o peixe assim.”A criança não se satisfez e foi falar com a bisavó : “Bisa, por que você cortava o peixe?” A bisa responde : “Ah! Era porque a minha frigideira era muito pequena e o peixe não cabia nela.”


A VAQUINHA

Um sábio hindu caminhava pelo interior da Índia com o seu discípulo e chegaram a um casebre muito pobre e miserável. Ali pararam para pedir um copo com água e o sábio perguntou ao dono da casa : “Como é que vocês vivem aqui ? Assim; nessa miséria ?”O dono casa respondeu : “Nóis tem uma vaquinha aí que dá leite e nóis vai vivendo dela”.Quando saíram para continuar a viagem, o sábio disse ao discípulo : “Vai lá e joga a vaquinha no rio”. O discípulo ficou indignado, reclamou, mas como tinha que obedecer, foi lá e fez o que o mestre havia determinado.Tempos depois; já voltando da viagem, passaram novamente no mesmo local e no lugar do casebre miserável havia, agora, uma linda e luxuosa mansão. O sábio perguntou então ao dono da casa : “Como foi que essa mudança aconteceu? ” E este lhe respondeu :“Pois é ! Nóis tinha uma vaquinha que dava leite. Um dia ela apareceu morta e nóis tivemo que mudar”.


"Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno."(Hom Yu)

Nenhum comentário: