terça-feira, 29 de julho de 2008

Um desabafo



Há aqueles dias em que você acorda estranho. O mundo está normal e as pessoas estão normais, mas você não está. Não é que você esteja doente, mas sim que você parece não pertencer a este mundo. Aliás, você parece não pertencer a mundo nenhum. Parece que nada te agrada, mas que também nada não te desagrada. É como se algo tivesse faltando na sua vida, uma lembrança meio que perdida, algo no passado que tinha que ser resgatado, uma energia saudosista que parece te rondar o tempo inteiro.

Esse mesmo dia que comecei a comentar aqui, também é cercado pelos "efeitos manadas"... aqueles mesmos dias que se começa dando errado e dá errado o dia inteiro. Hoje foi o dia do sentimento indescritível ser um efeito manada, pois eu já estava com essa energia me rondando e aconteceram outros fatos que só repetiram ou acrescentaram algo a essa energia.

Hoje eu estava escutando a música "Gostava tanto de você" do Tim Maia e me lembrei de amores passados. Não lembrei tanto das pessoas que amei, mas sim mais do sentimento de amor que eu tive. Era um sentimento bem mais puro, ingênuo e imaturo. Será uma primeira impressão minha de que estou ficando velho aos poucos e lembrando saudosamente do passado? Será que estou sentindo pena de mim pelo amor sofrido? Será que ainda guardo um carinho pelas pessoas que amei? Cogitei outra possibilidade (a mais provável e a que tenha gerado, confundido ou mesclado com as outras) de pessoas que me amaram e eu não pude corresponder da mesma forma... Ou será que hoje foi um dia que resolvi acordar diferente?

Às vezes tenho a impressão de estar esperando passivamente a sorte sorrir...


GOSTAVA TANTO DE VOCÊ
Tim Maia
Composição: Édson Trindade

Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou na minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver prá não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...
Eu gostava tanto de você!

sábado, 26 de julho de 2008

Ainda que eu falasse a língua dos homens...


"AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS HOMENS..."


MONTE CASTELO
Legião Urbana
Composição: Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões).

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos,
Sem amor, eu nada seria.

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua do anjos
Sem amor, eu nada seria.

(*Adaptação de "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luís de Camões)


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Viver não dói


VIVER NÃO DÓI...

Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.
Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.
Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.
Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.
Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.
Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso: se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, mas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.

(Desconheço a autoria)

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como nascem certos paradigmas


Olá para todos os visitantes do fotolog (com agradecimentos especiais a Júlia, ao Neguxo e ao DuduVip)! Coloco hoje aqui no meu blog como nascem certos paradigmas.

Às vezes repetimos, sem saber, atitudes e gestos, e damos continuidade por longas gerações, sem ao menos procurar se questionar o porquê daquilo e se isso vale para a nossa vida. Reproduzir pensamentos e atitudes sem pensar pode ser um erro. Será que temos a capacidade de nos questionar o porquê de cada gesto?


OS MACACOS

Cinco macacos foram colocados em uma jaula. No meio desta foi colocado também uma escada e em cima dela, um cacho de bananas.Todas as vezes em que um deles começava a subir a escada, jatos de água fria eram lançados sobre os outros. Resultado ... com o tempo nenhum deles subia mais a escada, embora a tentação pelas bananas fosse muito grande, mas aquele que ameaçasse subir apanhava dos outros.Depois de algum tempo, um dos macacos foi substituído e o novato, assim que chegou se lançou escada acima. Resultado ... apanhou a beça dos demais, e nunca mais tentou subir.Passado algum tempo substituíram outro veterano por outro novato que assim que chegou tentou subir a escada e apanhou dos demais, inclusive do que havia chegado um pouco antes dele.Acabaram substituindo todos os cinco veteranos por cinco novatos e nenhum deles subia a escada; até que um perguntou : “Por que não podemos subir e pegar as bananas?" E lhe responderam : “Não sabemos, mas aqui sempre foi assim; se subir, apanha.”


FRIGIDEIRA

A menininha acompanhava a mãe que estava fazendo um peixe com uma receita que era tradicional na família porque ela sabia que, no futuro, iria ser a continuadora dessa tradição.A mãe, a uma certa altura, corta o peixe ao meio e a criança pergunta : “Mãe, por que você cortou o peixe ?” A mãe diz : “Não sei filha; a minha mãe sempre fez assim”.A criança não se satisfez com a resposta da mãe e foi falar com a avó : “Vó, por que você cortava o peixe no meio ?” A avó responde : “Não sei meu bem; a minha mãe sempre cortou o peixe assim.”A criança não se satisfez e foi falar com a bisavó : “Bisa, por que você cortava o peixe?” A bisa responde : “Ah! Era porque a minha frigideira era muito pequena e o peixe não cabia nela.”


A VAQUINHA

Um sábio hindu caminhava pelo interior da Índia com o seu discípulo e chegaram a um casebre muito pobre e miserável. Ali pararam para pedir um copo com água e o sábio perguntou ao dono da casa : “Como é que vocês vivem aqui ? Assim; nessa miséria ?”O dono casa respondeu : “Nóis tem uma vaquinha aí que dá leite e nóis vai vivendo dela”.Quando saíram para continuar a viagem, o sábio disse ao discípulo : “Vai lá e joga a vaquinha no rio”. O discípulo ficou indignado, reclamou, mas como tinha que obedecer, foi lá e fez o que o mestre havia determinado.Tempos depois; já voltando da viagem, passaram novamente no mesmo local e no lugar do casebre miserável havia, agora, uma linda e luxuosa mansão. O sábio perguntou então ao dono da casa : “Como foi que essa mudança aconteceu? ” E este lhe respondeu :“Pois é ! Nóis tinha uma vaquinha que dava leite. Um dia ela apareceu morta e nóis tivemo que mudar”.


"Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno."(Hom Yu)

domingo, 20 de julho de 2008

Feliz dia do amigo!


Olá para todos! Um super beijo para o meu amorzão! Dedico o post de hoje aos meus amigos (que são poucos, mas verdadeiros) que com certeza ao verem isto aqui saberão que é pra eles!



Obrigado pela a amizade sincera, pelo companheirismo, por aceitar algumas opiniões minhas e discordar de outras (mas não todas!), por me ajudarem, por escutarem minhas lamúrias! Aí vai uma música em homenagem a nós, porque eu também sou AMIGO!



CANÇÃO DA AMÉRICA
Milton Nascimento
Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de 7 chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção
que na América ouvi,
mas quem cantava chorou
ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou,
no pensamento voou,
o seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
uma lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

sábado, 12 de julho de 2008

Onde nasce o amor


ONDE NASCE O AMOR

O amor simplesmente nasce. Nasce aqui, nasce ali, de uma hora para outra, e às vezes nem percebemos direito. Ele não tem forma, nem cor, nem peso, mas com certeza ele é lindo, uma das coisas mais lindas que nascem aqui neste planeta.
À medida que o tempo passa, esse amor vai tornando-se cada vez mais sólido, mais forte. É capaz de se sacrificar e dar a vida por quem ele acha que vale a pena. O amor também protege o ser amado com todas as suas forças. Sim, meus amigos, o amor é muito forte. Mas ao mesmo tempo é um ser frágil. O amor é tão belo e ama tanto que acaba se tornando frágil.
Quando ele é golpeado fortemente pelo destino, a sua cicatriz fere fundo e mata em vida. A morte em vida pode durar muito tempo, talvez a vida toda, depende do usuário. É ele quem vai decidir se mata de vez o amor ou se o direciona para outro ser. Não sei se existe algo mais terrível em vida do que matar o amor.
O amor é essência do ser humano. Não se sabe em que lugar certo ele nasce: se é no cérebro ou no coração. Só sabemos que é ele que movimenta o ser humano e o faz sentir feliz, competente, forte, confiante...
Onde nasce um amor é onde brota a razão de viver de um ser.

Por Roberto Borges (autor deste blog)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Tribalistas - Velha infância

Quando duas pessoas se amam pra valer, elas ficam em uma tremenda sintonia que parece até que voltam a ser criança. Brincam, beijam, fazem cócegas, se abraçam e sentem muito a falta um do outro quando estão longe, mesmo que por poucos metros de distância. Esse é o verdadeiro sentimento do amor, um sentimento que anda tão esquecido nos tempos atuais, mas quem já o experimentou garante que é inesquecível e que é isso que alimenta o seu ser.

Carnavália

Particularmente eu não gosto muito da temporada de carnaval, pois a "festa da carne" não mexe comigo e nem me toca. Mas acho interessante os desfiles das escolas de samba, todas aquelas fantasias e a produção que envolve o espetáculo. Cada detalhe dos carros alegóricos, as alas e muita criatividade são um show. Imagino o trabalhão que deve ser pra montar aquilo ali tudo. Mas vale a pena para a festa ficar bonita. E onde tem arte que envolva harmonia, eu gosto então de observar. Os desfiles prezam uma harmonia e um equilíbrio; já não acho a mesma coisa com certos tipos de festas de carnaval.

Já sei namorar!

Olá para todos! Não poderiam ficar de fora dos meus posts as músicas dos Tribalistas. Pena que eles não se reuniram mais para montar músicas tão boas. Arnaldo, Carlinhos e Zé (Marisa Monte), vocês estão fazendo falta no campo da música brasileira. Não condeno o gosto de ninguém, mas há muito tempo o que eu gosto não fica mais em evidência. Pena que vocês disseram que o grupo iria se desintegrar no próximo momento. Viva à boa música!