domingo, 21 de fevereiro de 2010

A difícil arte da convivência



Personalidades diferentes, deixar muita louça suja na pia, usar demais um determinado objeto ou simplesmente (e talvez o mais importante) a falta de privacidade... é assim que começo definindo este texto, coisa que o título também já ajuda bastante. Conviver com pessoas diferentes e em um curto espaço não é tarefa fácil e nem é qualquer um que consegue. É preciso primeiro ter disciplina e bons modos, bem como saber de suas limitações e respeitar o espaço dos outros (que muitas vezes você nem concorda). É estar em um lugar novo, talvez longe da família e estar sozinho quando você quer encontrar algum apoio. Ou o leitor que lê este texto é autossuficiente?

A convivência pode ser boa quando há um trato e muita conversa entre as partes, embora possa sempre haver divergências, pois são cabeças pensantes que querem moldar o espaço a seu gosto. Mas sempre insisto aqui no meu blog em dizer que o diálogo resolve a grande parte dos problemas, muitas vezes imaginários. Boa parte dos problemas se relacionamento são resolvidos quando há conversa, quando todos falam e todos escutam. Conviver pode ser um grande desafio, algo difícil de se adaptar e que enfrentamos porque não há uma outra alternativa no momento e porque é um processo da vida.

O que podemos fazer para tornar esse momento da vida um pouco mais agradável? Se você é bastante tolerante, se taxam como bobo e usam e abusam de coisas e espaços que você também tem direito de usufruir. Se você tenta ser equilibrado, as pessoas "montam em suas costas" e acomodam a bunda no canto da casa e não te ajudam (pior: criticam!). Por fim, quando você é exigente, arrajam brigas e se acham injustiçados, nem ao menos parar para analisar se estão certos ou errados.

Por fim, convivência é um processo da vida e o melhor que podemos fazer é termos nossos momentos de liberdade, sem dar satisfações e escolhermos ficar sozinho durante algumas horas ou dias. É não se concentrar na energia que ronda o ambiente, utilizar espaços para o essencial (mas também não deixar de usar, afinal, se paga por aquilo) e fazer a sua parte.

Um comentário:

kumako disse...

Acho que a convivencia só da certo quando voce fala para o outro 'ir a merda' e minutos depois já estão amigos denovo. Ficar guardando mágoas, rancores e outras coisas por muito tempo, um dia voce se cansa e explode, ou talvez, voce se canse e cada coisa que a outra pessoa faz para voce será 'uma tempestade em copo d'água'.

'Sua liberdade acaba onde começa a minha', acho que essa é a melhor frase para convivencia. Hora de dormir, acho que é a lei-mor, respeitar o sono alheio, algo que poucos sabem fazer.

Outra regra de convivencia é saber respeitar o espaço do proximo, mesmo que esteja todo bagunçado, se aquela area é dele, temos que aprender a respeitar. Ninguem é obrigado a ter mania de organização, desde que nao faça isso por toda casa...

Convivencia, 4 anos da minha vida, 4 experiencia diferente e digamos que do total de pessoas que morei (acho que umas 10 nestes 4 anos), apenas 3 pessoas consegui levar numa boa... agora prefiro morar sozinho.

Uma frase que um amigo me disse uma vez é 'não tem nada melhor que voce chegar em casa e o refrigerante esta com o mesmo tanto que voce deixou'... nunca vou esquecer disso, depois de anos morando com pessoas 'estranhas'...