segunda-feira, 29 de março de 2010

Aprenda o correto!


E a gente pensa que repete corretamente os “ditos populares” - Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: "esse menino não para quieto, parece que tem bichocarpinteiro". Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro?
Correto: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro. Tá aí a resposta para meu dilema de infância! EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

"Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão".
Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?

"Cor de burro quando foge". O correto é: Corro de burro quando foge! Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?

Outro que no popular todo mundo erra: "quem tem boca vai a Roma". Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! O correto é: Quem tem boca vaia Roma. (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado: "cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: Esculpido em Carrara. (Carrara é um tipo de mármore).

Mais um famoso! "Quem não tem cão, caça com gato". Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor! O correto é: Quem não tem cão, caça como gato, ou seja, sozinho! Vai dizer que você falava corretamente algum desses?

Um comentário:

chrisproxy disse...

Nossaaaaaa adorei essa postagem, vou roubar para meu blog, voce se importa?