terça-feira, 12 de julho de 2011

Taxas e impostos do Brasil - um desabafo!



Imagine, quer dizer, apenas aceite a realidade que quando você compra um carro, você tem que pagar um punhado de taxas, como seguro obrigatório, etc, e ainda pagar uma facada que é o valor do IPVA. Uso estas palavras "punhado" e "facada" porque são situações em que o nosso suado dinheiro é gasto, em que o nosso bolso é ferido. Trabalhamos muito, às vezes até mais de 8 horas por dia, para gastar o nosso suado dinheirinho com algo que acreditamos que irá nos dar algum tipo de conforto. Mas lá vem o governo para tirar uma boa taxa da sua aquisição. E o pior: não tem retorno pra você! As pistas continuam esburacadas, a nova avenida que foi construída continua mal feita e sem sinalização, podendo até induzir a graves acidentes. Mas não importa: você tem que pagar os altíssimos impostos se quiser continuar andando na rua com seu veículo, afinal, você também tem que sustentar salários de 27 mil reais por mês para que nem façam direito algo por você.

Claro, temos realmente que dar a nossa contribuição para as melhorias da cidade, mas o que acontece aqui no Brasil é um tremendo absurdo. Damos dinheiro demais para o governo e não temos nenhum retorno. Não temos escolas públicas decentes, nem hospitais, nem segurança, nem asfalto de qualidade (a vergonhosa espessura do asfalto brasileiro aguenta no máximo umas duas chuvas e olhe lá!). Todo o nosso suor acaba beneficiando gente grande, gente rica, que não anda a pé, que vive em mordomia. Damos dinheiro para melhorar a fachada da casa do rico, para ele adquirir gados, para os filhos deles estudarem no exterior, para eles andarem com carros de luxo, para eles serem eleitos e não fazerem nada por nós.

Não dá para sempre sermos otários e aceitarmos tudo que o governo quer fazer. Somos nós que elegemos as pessoas que ficam lá no comando! Fica aqui um pequeno desabafo diante de tanta injustiça. Não sei como fica o coração dessas pessoas ao encherem o rabo de dinheiro e verem tanta gente passando fome. Aliás, o coração nem deve ficar com dó, afinal, eles nem sequer andam por aí. Preferem aproveitar suas pousadas, suas viagens para o exterior do que ver a realidade brasileira.

Nenhum comentário: