quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Rock Brasília - Era de ouro!




Hoje eu fui conferir nos cinemas o documentário sobre o rock em Brasília na década de 80. A história das três principais bandas (Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude) parece se fundir com o próprio desenvolvimento da capital do país, bem como foi moldando a sua cultura. Os jovens garotos procuravam algo para se ocupar numa Brasília ainda muito sem graça e se inspiravam na cena punk rock internacional de bandas como Sex Pistols e The Clash. Eles tiveram muita coragem para arregaçar as mangas e falar em suas músicas o que estava preso na garganta de toda uma geração jovem massacrada pela ditadura militar.
Muito bacana ver os lugares por onde eles passaram em Brasília e bem como suas aventuras e seus erros, como brigas e envolvimento com drogas. Arrisco-me a dizer que a morte de Renato Russo foi um divisor de águas para todos esses roqueiros oitentistas. Alguns continuam fazendo shows até hoje, outros se foram e ainda outros desistiram da carreira e se tornaram funcionários públicos.
Engraçado notar que por um momento eles estiveram reunidos na Colina (superquadra de Brasília dentro do território da UnB) e revolucionaram a cena musical no Brasil.






MÚSICA URBANA
Capital Inicial


Contra todos
E contra ninguém
O vento quase sempre
Nunca tanto diz
Estou só esperando
O que vai acontecer...

Eu tenho pedras
Nos sapatos
Onde os carros
Estão estacionados
Andando por ruas
Quase escuras
Os carros passam...

Contra todos
E contra ninguém
O vento quase sempre
Nunca tanto diz
Estou só esperando
O que vai acontecer...

Eu tenho pedras
Nos sapatos
Onde os carros
Estão estacionados
Andando por ruas
Quase escuras
Os carros passam...

As ruas tem cheiro
De gasolina e óleo diesel
Por toda a plataforma
Toda plataforma
toda a plataforma
Você não vê a torre...

Tudo errado, mas tudo bem
Tudo quase sempre
Como eu sempre quis
Sai da minha frente
Que agora eu quero ver...

Não me importam os seus atos
Eu não sou mais um desesperado
Se ando por ruas quase escuras
As ruas passam....

Tudo errado mas tudo bem
Tudo quase sempre
Como eu sempre quis
Sai da minha frente
Que agora eu quero ver...

Não me importam os seus atos
Eu não sou mais um desesperado
Se ando por ruas quase escuras
As ruas passam...

As ruas tem cheiro
De gasolina e óleo diesel
Por toda a plataforma
Toda plataforma
toda a plataforma
Você não vê a torre...

Oh, oh, oh, oh, oh...

Nenhum comentário: