quarta-feira, 29 de julho de 2009

As revoltas do meu tempo de jovem*


Dizem que muitas coisas melhoraram hoje em dia, que não estamos mais em uma ditadura, que não temos (por enquanto) uma guerra mundial, conseguimos mais direitos, etc. Mas, como conheço o passado apenas por livros ou por histórias contadas pelos mais velhos, não acredito que as coisas tenham melhorado tanto. Digo que ficamos na estaca zero ou que as coisas sim estão piores do que no passado. Serei mais específico: falo da geração de jovens da minha idade nos tempos atuais.

Assistindo ontem um pouco de TV, vi passar uma reportagem sobre gangues de Brasília. É uma coisa que assusta a todos nós. Para onde estamos caminhando com tudo isso? Disputas por territórios, egos ou simplesmente desejo de matar. Eu posso afirmar que hoje eu não ando com tranquilidade por aí, pois posso ser vítima sem motivo algum. Acredito sim que havia violência tão cruel no passado, mas com algum motivo... (não que isso justifique o fator violência). No entanto, hoje se morre por nada.

Jovens sem educação, jovens na pobreza e na falta de cultura (abro um parêntese para dizer que todos temos cultura, mas a que me refiro é uma cultura que leva à reflexão e, me perdoem os jovens de hoje, mas eles não tem quase nada de cultura que leve à reflexão). Está na moda escutar certas bandinhas de forró e axé que simplesmente têm letras de duplo sentido que não valorizam o respeito ao próximo e nem se preocupam com isso. E isso está na cabeça e na mente do jovem de hoje. Para ele, é só aquilo que existe e pronto.

Fui ao show de 49 anos de Brasília e fiquei horrorizado com muitas coisas que vi. Jovens brigando uns com os outros por nada, espancando, esfaqueando... Xingando artistas e usando drogas. Aliás, é bem modinha da geração atual usar algum tipo de droga para se aparecer para os outros. Muitos usam também como fuga dos problemas, mas acontece que o efeito da droga passa e os problemas ainda continuam lá. Ninguém se arrisca a ir pelo método mais difícil, que é o do diálogo e o de enfrentar as situações. Estão se transformando em seres irracionais - não é porque eu estou dizendo, mas sim pelas próprias atitudes deles que confirmam estas palavras.

Se o estado não tem um bom governante, a população desanda. E muito. É só usar o DF como exemplo. Um certo governadorzinho aí, anos atrás, dava lotes de graça pra qualquer um. Claro, devemos dar oportunidade a todos. Mas daí ganhar lotes no meio do nada, sem escolas, sem cultura, sem lazer decente... o que acaba virando? Um lugar de extrema pobreza, escola ideal para ladrões, assassinos, etc. O povo que mora nesses lugares parece não se interessar pela educação, tanto que em pesquisas populares, eles cobram coisas do tipo "transporte", "policiamento", etc. Não cobram educação. Educação é um método mais difícil e exige esforço para que aconteça. Ela não surge de uma hora para outra como um asfalto ou uma ponte. Mas educação leva à reflexão, coisa que muitos de nossos políticos não estão nem um pouco interessados, pois isso pode ir contra eles.

O jovem de hoje acha que pode tudo. Coitado, mal sabe ele que não tem um pingo de maturidade para muitas coisas. O jovem tem filhos ainda novos (não que não possa ter, mas ninguém pensa no futuro da criança na questão da educação e da estrutura familiar), agridem professores e usam armas de fogo sem estranhamento algum. O que fazer pra resolver? Infelizmente, acho que a TV contribui muito, pois jovens se espelham em bandidos que são exaltados pela mídia. Ou seja, esses bandidos têm a história toda contada e dramatizada na telinha e as pessoas (falo daquelas que aceitam passivamente o que a TV coloca sem contestar nada e não são acostumadas a ler) acabam transformando todos eles em mitos, em heróis.

Estamos cada vez mais enjaulados, reclusos e calados diante da violência e da falta de educação de uma nova geração de jovens. Não se prega mais o valor da vida, do respeito ao próximo, até porque a escola hoje só ensina para passar no vestibular.

Até que dia sobreviveremos?

Quando é que deixaremos de sustentar políticos safados? (detalhe: os filhos deles não moram aqui e têm uma boa educação no exterior, obrigado)



*Apesar do título, quero especificar que ainda sou jovem, que desfruto de momentos e amadurecimentos que essa idade proporciona.

**Imagem antiga, mas só pra exemplificar.

Nenhum comentário: