quinta-feira, 16 de julho de 2009

A tela perdida



Olá, amigos. Dedico o meu post de hoje para falar sobre o meu amado desenho Saint Seiya, ou simplesmente "Cavaleiros do Zodíaco". Curto essa série desde 1995 e sempre procuro me informar sobre a história, colecionar mangás, DVDs, revistas, bonecos, etc. Depois da parte que eu introduzi aqui no blog e que comentei praticamente sobre toda a série (clique AQUI), venho falar dos universos paralelos que o autor Masami Kurumada tem criado e o rumo que a série vem seguindo.

Para começar, há alguns anos Kurumada resolveu contar um pouco mais da história de Saint Seiya e apresentou ao mundo três novos mangás: Episódio G, The Lost Canvas e Next Dimension. O Episódio G conta a história dos 12 cavaleiros de ouro contra o deus Cronos sete anos antes da história do Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki. Já a história The Lost Canvas foca em uma guerra santa que aconteceu há 243 anos antes da história de Seiya e mostra uma longa batalha contra Hades, o deus do mundo inferior. Por fim, o Next Dimension nos mostrou um outro ponto de vista dessa batalha contra Hades há 243 anos, mas, de uma hora para outra, transformou-se numa continuação da atual saga e se direciona para ser a batalha contra Zeus. De todos esses mangás, somente o Next Dimension é desenhado pelo próprio autor, Masami Kurumada. O Episódio G tem o traço detalhadíssimo (e muitas vezes super confuso) de Megumu Okada, e o The Lost Canvas tem o traço da Shiori Teshirogi (excelente por ser diferente e dinâmico). Basicamente, quero falar do The Lost Canvas ou A Tela Perdida.

Como eu já disse, The Lost Canvas mostra uma batalha contra o deus Hades há 243 anos da era atual, que é a era do Seiya e dos outros (fala clichê do anime hehehe). Três amigos, sendo dois entre eles irmãos, se vêem envolvidos por um destino trágico: Sasha é a reencarnação da deusa da sabedoria Athena; Tenma é o briguento cavaleiro de pégaso; por fim, Alone se torna hospedeiro do deus Hades. Alone e Sasha são irmãos e acabam se tornando inimigos mortais. Esta declarada a guerra para acabar com o mundo e Athena e seus cavaleiros tentarão impedir Hades antes que este termine de fazer sua pintura no céu e acabar com a humanidade. Essa pintura é chamada de The Lost Canvas.

Do ponto de vista da história, Kurumada evoluiu da água para o vinho. Como ele é o roteirista apenas, a sua maneira de conduzir os personagens ficou mais trabalhada, pois aqui vemos um pouco mais aprofundadas as personalidades dos cavaleiros, inclusive dos cavaleiros de ouro, personagens de extrema importância. Nessa história, eles interagem mais entre si, discutem opiniões e estratégias e mostram um lado mais sensível e humano. Nos mangás clássicos, os cavaleiros pareciam mais máquinas de combate que não param um segundo sequer para descansar ou se alimentar. O traço de Shiori Teshirogi contribui muito para o sucesso deste mangá, já que os cenários são melhor trabalhados, cheios de detalhes e vida, interagindo mais com o deslocamento dos personagens. Mesmo não imitando o traço de Kurumada, Shiori consegue passar muita emoção com os cavaleiros, seus golpes e todos os efeitos de batalha. Eles estão mais humanos e menos robotizados, diria eu. Não estou falando isso pra detonar o traço de Kurumada não, estou apenas comparando a evolução.

Com o sucesso do mangá de The Lost Canvas, logo veio o anime (desenho animado japonês). Cheio de detalhes, riqueza nos cenários e uma animação que nos faz sentir muita falta da primeira parte da Saga de Hades em anime. A produtora não é a mesma do desenho clássico e acho que isso contribuiu um pouco para a cara nova de Saint Seiya e na inovação do visual e da animação. As músicas de abertura e encerramento estão muito boas na minha opinião (no vídeo acima, temos a abertura do anime). Isso reflete uma ótima evolução em Cavaleiros do Zodíaco. Só espero que quando Kurumada der continuidade ao anime clássico, ele não economize esforços para dar à série o máximo de qualidade que ela merece, pois é uma obra prima!


(por: Roberto Borges, autor deste blog e fanático por Saint Seiya)

Nenhum comentário: