sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cavaleiros do Zodíaco - Hades - Capítulo Elíseos


CAVALEIROS DO ZODÍACO - UM MARCO EM MINHA VIDA

Antes de conhecer Saint Seiya, ou Cavaleiros do Zodíaco se preferirem, eu achava meio tosco e esquisito coisas vindas do Japão (leia-se Jaspion, Changeman). Quanto então fui incentivado pelo meu melhor amigo a assistir Cavaleiros do Zodíaco, vidrei e acabei virando fã! Colecionava tudo o que podia na área, como revistas Herói Gold, pôsteres, balinhas, bonequinhos vendidos na feira do Paraguai, e até gravar a série na TV eu gravei em umas 7 fitas. Sem contar, claro, quando fui ver um dos filmes no cinema. Pra mim tudo aquilo marcou uma geração e pude ser feliz em conhecer este desenho animado, ops, digo, animê.

O diferencial que Cavaleiros do Zodíaco fez e ainda faz em minha vida é que é mais do que uma simples animação japonesa; há momentos emocionantes de uma boa série de ação, há contextualização com mitologia grega (coisa que eu adoro ler, seja sobre os deuses, seja sobre os heróis e suas histórias fabulosas), há situações e provas de amizade, bem como superação pessoal e uma amostra de que sofremos muito sim, mas que podemos vencer na vida. Outra coisa que eu adoro é o estilo do traço em anime, onde há simetrias e leveza na movimentação dos personagens. Por fim, eu simplesmente AMO a trilha sonora desse desenho. Tenho toda ela aqui no meu pc e em DVD. Eu já escutei muitas outras trilhas sonoras de desenhos e filmes, como O Senhor dos Anéis, Star Wars, Forrest Gump, etc, mas posso dizer com certeza que nenhuma supera a trilha de Cavaleiros. E não é fanatismo não.

A série, quando chegou ao Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete de 1994 a 1997 e nos apresentou 114 episódios e mais 4 filmes. Daí, pensou-se que a história tinha acabado, até de uma forma estranha, diga-se de passagem. Por meio de outras fontes de informação e com o mangá (histórias em quadrinhos japonesas), ficamos sabendo que a série ficou incompleta:

ANIMÊ (desenho animado) - 114 episódios - Fases: Santuário, Asgard e Poseidon
MANGÁ (histórias em quadrinhos) - Fases: Santuário, Poseidon e Hades

Hades era a melhor história de Cavaleiros e nunca tinha sido animada antes. Há boatos de que o autor brigou com a produtora do desenho. A série então acabou em 1989 (começou a ser produzida em 1986 e só foi chegar ao Brasil em 1994) e encerrou-se na Fase Poseidon. Em 2002, depois de apelos de fãs do mundo inteiro, a Fase Hades começou a ser produzida. Os 13 episódios iniciais tiveram uma qualidade de animação fantástica e focalizavam apenas a primeira parte da história da Fase Hades. Em 2005 até 2007, foi lançada a segunda parte, com mais 12 episódios. Porém, a qualidade da animação caiu muito e decepcionou alguns fãs. É verdade que deveríamos estar mesmo contentes, pois depois de 13 anos (1989 a 2002), uma parte da história estava finalmente sendo animada.

Agora, em 2008, está sendo feita a terceira e última história da Fase Hades. Ver cenas emocionantes como a que postei acima fizeram a imaginação de muitos fãs que leram os mangás durante anos e que agora finalmente puderam vê-las animadas! Os últimos episódios da Fase Hades serão transmitidos em agosto deste ano (link do trailer logo abaixo). Muita coisa ainda está por vir, já que a Fase Hades parece não ser a última, como bem mostrou um filme lançado em 2004, que é o Prólogo do Céu, onde vemos acontecimentos após Hades. Provavelmente a Fase Zeus será feita em breve.


Atualmente, a série em desenho animado está assim dividida:
*Fase Santuário (Guerra Galáctica, cavaleiros de prata e cavaleiros de ouro): Episódios 01 ao 73;
*Fase Asgard: Episódios 74 ao 99;
*Fase Poseidon: Episódios 100 ao 114;
*Fase Hades (santuário, inferno e Elíseos): Episódios 115 ao 145 (sendo que o 144 e o 145 só serão lançados em agosto de 2008).


Há cinco filmes lançados:
* O Santo Guerreiro (batalha contra a deusa Éris, a deusa da discórdia na mitologia grega);
*A Grande Batalha dos Deuses (primeira batalha em Asgard - mitologia nórdica);
*A Lenda dos Defensores de Atena (filme que foi lançado no cinema em 1995 no Brasil, mostrando a batalha contra Abel, o deus Sol na mitologia babilônica);
*Os Guerreiros do Armagedon (batalha contra o príncipe do inferno - embasamento cristão);
*Prólogo do Céu (filme lançado nos cinemas em 2006 no Brasil, mostrando a batalha contra Artêmis, a deusa da Lua, e Apolo, deus Sol na mitologia grega).


Há os mangás, que são histórias em quadrinhos japonesas, e publicações:
*Mangá clássico (Santuário, Poseidon e Hades) - 28 edições japonesas (200 páginas cada) e 48 edições brasileiras (média de 100 páginas cada);
*Episódio G (batalha dos cavaleiros de ouro contra o deus Cronos e seus titãs) - ainda está sendo produzida e até o momento (maio/2008) foram lançadas 10 edições brasileiras de 200 páginas cada;
*The Lost Canvas (batalha contra Hades realizada há 243 anos) - ainda está sendo produzida e até o momento (maio/2008) foram lançadas 4 edições de 200 páginas cada;
*Next Dimension (batalha contra Hades realizada há 243 anos sob um outro ponto de vista) - ainda está sendo produzida e até o momento (maio/2008) não foi lançada no Brasil;
*Gigantomaquia - não é um mangá, mas sim dois livros que contam a batalha contra o deus Tífon e os Gigas;
*Enciclopédia - enciclopédia explicando tudo sobre o mangá.


Trilha sonora:
*São mais de 38 coleções que abrangem todas as músicas de fundo e as músicas cantadas da série. Desnecessário dizer que eu tenho uns 95% de tudo isso...


DVDs:
*A coleção japonesa apresenta cinco box com quatro DVDs cada (somente a última apresenta três), sendo que cada DVD contém seis episódios, finalizando um total de 21 Digital Video Disc. Todos os DVDs da Fase Hades apresentam somente dois episódios cada um e já foram lançados 14. Há um box só para os filmes clássicos. O filme Prólogo do Céu vem em uma única embalagem.

*A coleção brasileira apresenta nove box e o número de DVDs e episódios variam.


Não sei se é de todo mundo, se é para quem está lendo este blog, se já gostaram muito de alguma coisa ou não, só sei que faz parte da minha vida ter heróis onde eu possa me emocionar com suas histórias e pegar um pouco da essência que faz parte da vida real: amizade, superação, amadurecimento, entre outros. E com Cavaleiros do Zodíaco eu aprendi/aprendo tudo isso!

A música que o Edu Falaschi (vocalista da banda Angra) gravou é bem melhor, mas a que marcou a minha infância sempre será a infantil clássica que disponibilizo o link no youtube abaixo.
Viva à lenda dos jovens heróis!

http://www.youtube.com/watch?v=GzcDvBer3_w&NR=1

Se quiser saber mais sobre Cavaleiros do Zodíaco, veja o link da wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavaleiros_do_Zodíaco

Trailer dos dois últimos episódios da Fase Elíseos de Hades (apenas 3 MB):

http://www.sendspace.com/file/7k8uay


UFA! SE VOCÊS SOUBESSEM O TRABALHÃO QUE DEU PARA EU MONTAR ESTA MATÉRIA NO MEU BLOG... MAS VALEU A PENA! COISAS DE FÃ!

Um comentário:

Vince Silver disse...

Cara, nascí no ano que começou a ser exibido no Brasil.. Quando era bebê só ficava quieto ouvindo as músicas do anime.

Acompanhei em 2000 e pouquinho quando passaram episódios na Band.

Como crescí ouvindo meu irmão falar, fiquei doido pra ver como era, resultado: Sou fã até hoje e sempre serei eu acho..

Muito bom seu post sobre os Caras.