quinta-feira, 12 de agosto de 2010

30 dicas para escrever bem



Olá, amigos do meu blog! Como está a vida? A minha vida tem passado por transições, altos e baixos, assim como a vida de todo mundo. Uma coisa positiva que está acontecendo é a atualização que estou fazendo sobre a Língua Portuguesa e a reforma ortográfica. Desde que me pós-graduei, não tinha mais estudado e me atualizado; apenas dei aulas. Agora estou novamente sentado numa cadeira e assistindo aulas em vez de lecioná-las. Confesso que estava com bastante saudade e até me veio ideias de estudar novamente. Como a atualização envolve redação oficial, vi um texto bem bacana, até então inédito pra mim. Trata-se de 30 dicas de como escrever bem. Porém o autor utilizou de um recurso da fala que é a metalinguagem, ou seja, a língua explicando a língua. Ao lerem o texto, vocês perceberam isso melhor e verão o quanto ele é divertido! Boa viagem e até a próxima!


30 DICAS PARA ESCREVER BEM


1 - Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.

2 - É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3 - Anule aliterações altamente abusivas.

4 - não esqueça as maiúsculas no início das frases. E Não UtilizE Maiúsculas No Meio Das Frases.

5 - Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6 - O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7 - Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8 - Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou?? Então, valeu!

9 - Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.

10 - Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11 - Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12 - Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".

13 - Frases incompletas podem causar

14 - Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.

15 - Seja mais ou menos específico.

16 - Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17 - A voz passiva deve ser evitada.

18 - Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que inguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19 - Quem precisa de perguntas retóricas?

20 - Conforme recomenda a A.G.O.P., nunca use siglas desconhecidas.

21 - Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22 - Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

23 - Analogias na escrita são tão úteis quando chifres numa galinha.

24 - Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

25 - Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contidas e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26 - Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27 - Seja incisivo e coerente, ou não.

28 - Não fique escrevendo (nem falando) o gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

29 - Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, caralho!... Nada de mandar esse trem... Vixi... entendeu, bichinho?

30 - Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá aguentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.



(Autor: Professor João Pedro - UNICAMP)

Nenhum comentário: