terça-feira, 3 de agosto de 2010

Turma da Mônica



Olá, amigos! Diferentemente dos meses anteriores, resolvi postar mais cedo no meu blog. Até porque o mês de agosto remete a ocasiões importantes, a momentos do ano anterior que eu ainda não passava por grandes perdas. O post de hoje tem sim a ver com a Turma da Mônica, mas em um sentido mais contextualizado, algo que remete à minha infância, mais precisamente à minha irmã Lígia. Das vagas lembranças que tenho, lembro de minha irmã querer transformar minha infância em algo muito mágico e sempre relacionava isso com a Turma da Mônica. Eu assistia aos desenhos animados, ouvia um LP da turminha e até me colocar pra falar com a Mônica no telefone ela colocou. Mas o principal é que com os gibis e com o incentivo da minha irmã, aprendi a ler precocemente, mais precisamente aos cinco anos de idade. Com esse incentivo, eu era o primeiro aluno da classe, fiquei adiantado em um ano e nunca reprovei. Tudo por causa do incentivo, da magia de ler um gibi da Mônica e, principalmente, por minha irmã Lígia ter cuidado do meu período de aprendizagem, da maneira como minha inteligência iria se desenvolver. A ela, agradeço tudo o que sou hoje.

Quanto à Turma da Mônica, curto as historinhas até hoje e não me envergonho disso. Aliás, já passou a época dos adultos que se envergonhavam das coisas que curtiam quando criança. A geração de hoje tem orgulho de falar que curtiu tal coisa, jogava e ainda joga videogame, bem como os brinquedos que tinham. Além de aprender a ler com os gibis da turminha, aprendi muitas outras coisas que servem pra vida. Adoro desenhar até hoje por causa das histórias em quadrinhos e o Maurício de Sousa me inspirou muito com a Mônica. Histórias memoráveis pra mim estão a do Cascão encontrando o Havaiana (Indiana) Jones, a morte do cãozinho do Chico Bento, a história dos irmãozinhos do Mingau, a história das sombras da vida com o Piteco e várias outras. Pretendo ainda conhecer o parque da turma em São Paulo e meio que fiquei decepcionado quando vi que Brasília fez uma "parada Disney" em seus 50 anos em vez de usar a nossa brasileiríssima Turma da Mônica!

Nenhum comentário: