quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dizer NÃO!


Olá para todos! Hoje eu decidi refletir! Acompanhem abaixo:


DIZER “NÃO”

Muitos de nós temos dificuldade em dizer “não” às pessoas. Não sei se está relacionado à timidez, ao medo, à educação, à vontade de agradar... enfim, vários podem ser os motivos. Acontece o seguinte: alguém nos propõe uma situação e nos embaraça, nos dá um nó no cérebro que acabamos ficando sem reação. A falta de reação talvez venha por meio da pressão, pois há pessoas que sabem como atacar e agir agressivamente com os outros por meio do pressionamento. Saber dizer “não” é um primeiro passo para inibir essa agressividade alheia.

Saber dizer “não” não é um mau caminho ou uma falta de vontade. É mostrar aos outros que você também pensa e age por conta própria, muitas vezes com o intuito de agradar a si mesmo. É nessa parte que eu comento com os meus amigos que o egoísmo e o orgulho são bons: para se defender unicamente. Querer agradar a todos é um grande erro, pois cada um pensa diferente e nós não temos tempo na vida para ficar nos moldando ao gosto dos outros. E eu, sinceramente, nem quero isso.

Mas também não há motivos para ser agressivo ao dizer “não”. Devemos dizer com postura normal, sem ter medo e sem ser agressivo. Doa a quem doer, menos em nós. Se o semáforo não mostrasse o vermelho (ou seja, “NÃO passe agora!”), haveria inúmeras batidas e acidentes com carros e pedestres. É mais ou menos com a vida: a vida em total impulsividade e excessos se torna incontrolável. E a pior coisa é quando não conseguimos controlar sentimentos e ações dos outros sobre a nossa vida. E o que tem de gente abusada não está no gibi...

*Para acréscimos, já sabem! Comentem!