sábado, 21 de fevereiro de 2009

Construindo o discurso - Carnaval


Olá para todos! O carnaval está aí para a alegria de muita gente. Mas comemorar o quê nessa época? Talvez comemorar ou disfarçar os inúmeros motivos que temos para chorar como a crise econômica, a situação do Brasil, a falta de educação, a violência... São os dias que tentamos esquecer tudo isso e nos entregamos aos nossos prazeres. Agora, pra mim, o carnaval pareceu significar algo mais do que a festa da carne. Mais do que a prosmiscuidade, é a tentativa de dizer "não" aos nossos problemas e às nossas tristezas.

Paralelo a isso, hoje coloco um texto que vi na facu sobre construir o discurso. Muito interessante! Vale a pena a leitura!


CONSTRUINDO O DISCURSO

>VERDADE (SER / PARECER)

>FALSIDADE (NÃO SER / NÃO PARECER)

>MENTIRA (NÃO SER / PARECER)

>SEGREDO (SER / NÃO PARECER)


A verdade acontece e é o ato puro, a demonstração fiel da realidade. A falsidade não é fiel à realidade porque nem mesmo se parece com ela. A mentira não é a realidade, mas tenta imitá-la. Por fim, o segredo é a realidade, mas não pode ser revelado e por isso se esconde.

"Esses diferentes mecanismos discursivos fazem parte de distintas estratégias de persuasão, que visam a revelar um fato (verdade ou falsidade) ou a dissimulá-lo, mas chamando atenção sobre ele (mentira ou segredo), a desvelar um significado ou a velá-lo. Com esses mecanismos, o enunciador consegue dois efeitos de sentido distintos: a franqueza ou a dissimulação. Esta deve ser entendida como a reunião de dois modos de se ver um fato, como a maneira de mostrar a ambigüidade de alguma coisa e as múltiplas maneiras de interpretá-la."

(eu até poderia citar o autor aqui, mas, como foi tirado de uma cópia, não colocaram a bibliografia)

Nenhum comentário: