sábado, 14 de fevereiro de 2009

Que peso têm as palavras?


QUE PESO TÊM AS PALAVRAS?

Olá para todos! Hoje eu decidi refletir sobre as palavras. Selecionamos palavras para falar, mas muitas vezes não selecionamos o que vamos falar e colocamos tudo pra fora, de uma só vez, sem pensar nas consequências. E isso não está certo. Devemos ter cuidado com as palavras. Elas nos abrem portas, mas também nos deixam em abismos profundos. As palavras também são poderosas: se você diz coisas positivas, a tendência é atraí-las para você, assim como também acontece com as palavras negativas. Usar para o bem ou mal, assim como manipular verbalmente, depende de cada um. Deu pra perceber o enorme peso delas, não é?


CILADA VERBAL

Há vários modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra envenenada...
Não é preciso força.
Basta que a boca solte a frase engatilhada
e o outro morre
na sintaxe da emboscada.

(Affonso Romano de Sant'Anna)


PALAVRAS

O que dizem tanto as palavras?
Palavras que tomam formas,
Palavras que falam em vão,
Palavras que elevam a alma,
Palavras que exigem normas,
Palavras que tiram o chão.

Será que bastam palavras?
Palavras que voltam atrás,
Palavras que ferem fundo,
Palavras que tomam cores,
Palavras que trazem paz,
Palavras de amor profundo.

Que sejam pensadas as palavras...
Palavras que tragam conforto,
Palavras que respeitem a confiança,
Palavras que tragam saudade,
Na memória... Na lembrança...

(Nany Schneider)


"e eu, me defendo te atacando assim, retorcendo palavras de amor,
tentando que queiram dizer o que eu não me atrevo
e eu, me surpreendo dizendo que sim, retorcendo palavras de amor,
tentando que façam por mim o que eu ja não posso"

(Fangoria - Retorciendo palavras - traduzida)

Nenhum comentário: